Since 1998
Festa das Adiafas
O certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve” reúne anualmente, na vila do Cadaval, gastronomia, exposições, espetáculos e atividades equestres. A isto, juntam-se diversos espaços de conversa acerca do setor produtivo, bem como o anual Concurso de Vinhos Leves de Lisboa. Tudo boas razões para vir ao Cadaval participar neste "brinde" anual ao final das colheitas e aos produtos regionais!
✖
Since 2003
Festival Nacional do Vinho Leve
O “Festival Nacional do Vinho Leve” conta anualmente com a participação de várias adegas da região, com prova e venda das respetivas gamas de Vinho Leve. O único festival de Vinho Leve realizado em Portugal acontece no Cadaval, a que não é alheia a relevância económica do concelho face à produção total daquela bebida, que representa mais de 80 por cento do total de certificações de Vinho Leve, de acordo com a CVR Lisboa.
A origem do termo "Adiafa" e do certame
A origem
"A passagem para o plural do termo “Adiafa”, em 2002, por parte do Município"
O termo “Adiafa” significa, precisamente, o tradicional banquete que os antigos proprietários vinhateiros ofereciam, desde tempos remotos, aos seus trabalhadores no fim de cada ano de campanha, pretendendo tão simplesmente festejar o final das colheitas ou agraciar o ano agrícola.
A Associação de Bombeiros Voluntários do Cadaval organizou, desde finais dos anos 50 até inícios dos anos 70, com algumas interrupções, o tradicional Baile das Vindimas. Este foi, provavelmente, o evento precursor da oficial celebração do final das colheitas.
O Município do Cadaval recuperou a homenagem às vindimas em finais da década de 90, na ocasião com a designada “Adiafa das Vindimas”, mantendo-se a realização do evento no pavilhão dos bombeiros e com a colaboração desta instituição.
A passagem para o plural do termo “Adiafa”, em 2002, por parte do Município, teve o intuito de abarcar a celebração de outras “adiafas”, nomeadamente a da colheita frutícola e, de um modo geral, incluir toda a produção local, que faz do Cadaval um concelho rural por excelência. A partir daquele ano, a festa deixou de se chamar “Adiafa das Vindimas” para se passar a designar “Festa das Adiafas”. Neste ano, a mesma passa a realizar-se no Largo da Adega Cooperativa do Cadaval, que na ocasião revelava ter maior dimensão para acolher um certame que se queria expandir.